Escalando Tipos e Formatos de Competição
Existem muitos tipos de competições de escalada: Bouldering, ponto vermelho, on-sight e speed climbing. Cada tipo de competição pode ser feito de forma eficaz em uma parede de escalada indoor.
Bouldering. Uma competição de bouldering é caracterizada por rotas curtas e movimentos de alta resistência.Bouldering é tipicamente definido como escalar sem o uso de cordas. Normalmente as rotas de bouldering em um ginásio não excedem 4m (12 pés). Rotas de bouldering ao ar livre podem exceder duas vezes essa altura.Uma competição de boulder pode ser mais fácil de organizar do que de dificuldade e tem alto apelo para o espectador. O ritmo de uma competição de boulder é mais rápido e mais interessante para o público e é preferido por muitos escaladores. O formato de bouldering funciona bem para qualquer ponto vermelho ou à vista.As Diretrizes para o Treinamento de Fitness para uma competição de boulder exigem treinamento de força.
Dificuldade. Isso geralmente se refere ao uso de cordas para escalar contra pedregulhos. Uma competição difícil pode ser um ponto vermelho ou à vista.Uma competição de dificuldade geralmente tem uma altura de cerca de 6m (ou 18 pés). Treinar para competição de dificuldade requer um equilíbrio de resistência e força.
Speed Climbing Este formato é o mais divertido de assistir e provavelmente o mais comercializável do ponto de vista da mídia.Os alpinistas competem contra o tempo para ver quem consegue chegar primeiro ao topo da rota.
Ponto vermelho. Este tipo de competição oferece muitas rotas de escalada diferentes. Cada rota tem um nível de dificuldade diferente e um valor de ponto único compatível com o nível de dificuldade. Pontos são ganhos apenas se a rota estiver concluída.A estratégia básica para o ponto vermelho é aquecer em subidas fáceis. Depois de aquecer você está pronto para o pico na escalada mais difícil que você é capaz de enviar. Aqui a estratégia é importante. Você deve avaliar corretamente a subida mais difícil que você é capaz de completar. Se você não pode completar uma subida, você pode continuar tentando. No entanto, enquanto você continua a trabalhar na subida, sua resistência e força diminuem. Portanto, muitos escaladores usam a estratégia para tentar uma subida apenas duas vezes até completar o número obrigatório de subidas. Então subidas difíceis são re-tentadas em um esforço para melhorar a pontuação. Existem muitas variações na competição de escalada do ponto vermelho. Os organizadores do evento podem colocar um juiz de rota em cada subida, ou permitir que o competidor verifique e inicialize os cartões de pontuação um do outro. Este é um formato de competição popular.
À vista. Esta forma de competição de escalada é usada pelos eventos de escalada de dificuldade nacionais e mundiais. Concorrentes são permitidos uma prévia e uma tentativa em uma rota.A altura que o alpinista alcança determina o número de pontos ganhos pela subida.Após o registro inicial, os alpinistas são levados para uma área de isolamento. Os concorrentes são levados para a parede antes do início da competição para uma pré-visualização. Quando a competição começa, os competidores vão subir um de cada vez. Existem regras rígidas que proíbem qualquer discussão sobre a rota ou parede com alpinistas que permanecem em isolamento. Após a tentativa, um alpinista pode permanecer na área de observação com os espectadores e os outros alpinistas que já completaram sua subida.Eles não podem voltar para a área de isolamento.
Flash. Este é um formato de competição onde os competidores podem assistir um ao outro subindo, mas cada alpinista só faz uma tentativa.Você pode conversar com os outros competidores e espectadores sobre as rotas, trocar "beta" e seqüências. No entanto, enquanto você está subindo, não é permitido receber nenhum "beta". Muitas academias preferem este formato porque há menos rotas necessárias e nenhum isolamento é necessário.
Sancionado vs. não sancionado. Uma competição de escalada sancionada lhe dará pontos para o seu ranking nacional ou ranking mundial. Uma competição de escalada não sancionada não fornece pontos para um ranking e geralmente é apenas por diversão. A União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA) é o órgão sancionador do ranking internacional. Dentro da UIAA, a Comissão Internacional de Competição de Escala (ICC) coordena com os países membros para supervisionar a equipe nacional do país para a competição no nível da Copa do Mundo.
Local. Estas competições não são sancionadas em nível internacional e, muitas vezes, não são sancionadas pelo órgão nacional do país. Muitas vezes, eles têm prêmios de fornecedores locais ou patrocinadores em relação ao prêmio em dinheiro. Muitas vezes, as rotas são definidas por alpinistas locais ou funcionários da academia.Este formato é o mais flexível e é predominantemente para um evento social divertido e de baixo estresse.
Regional. Estas competições são geralmente sancionadas pelo órgão sancionatório do país. Os prêmios variam e podem ser uma combinação de dinheiro ou equipamento. Rotas são tipicamente definidas por formadores de cursos certificados e a conclusão terá regras específicas definidas.
Nacional. Estas competições são sancionadas pelo órgão sancionatório do condado. O prêmio é tipicamente uma bolsa em dinheiro. Geralmente, o objetivo do National é escolher uma equipe nacional. A seleção nacional será a representante do país nas competições mundiais.
UIAA. A União Internacional de Associações Alpinistas é o órgão sancionador internacional de competições internacionais de escalada.É composto por representantes de cada um dos mais de 60 países membros. O órgão nacional de cada país escolhe seu representante para a UIAA. A UIAA é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como o órgão oficial que representa a escalada da competição.
A Copa do Mundo Esta é uma série de competições de escalada dos melhores escaladores de cada país. Cada país tem suas próprias regras e políticas para selecionar seus membros da equipe nacional. Existem categorias masculinas e femininas. Normalmente, cada país terá uma temporada de competição. A temporada começa em nível local ou regional e progride para uma competição nacional. Os melhores finalistas em uma competição nacional são selecionados para representar seu país em eventos internacionalmente sancionados, como a série da Copa do Mundo. A UIAA permite que cada equipe nacional faça substituições se alguns de seus membros da equipe principal não puderem competir. Depois de completar a série da copa do mundo, o escalador com mais pontos é selecionado como vencedor da Copa do Mundo.
Campeonato Mundial. Realizado a cada dois anos nos "anos de folga" olímpicos. Há um vencedor de cada categoria masculina e feminina.Os vencedores se tornam os campeões mundiais e detêm o título por dois anos.
Continue para →Preparação